Seminário detalha a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo

3 novembro 2015

Agentes públicos, arquitetos e urbanistas e outros profissionais que compõe comissões de licitações e departamentos financeiros de diferentes instituições conheceram a “Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo”. O Seminário, realizado no último dia 27 de outubro, no Centro de Convenções de Curitiba (PR), foi ministrado pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho. “É o resultado de um trabalho de sistematização, que durou cinco anos e levou em conta todas as referências de tabelas de honorários existentes no país”, contou o palestrante que coordenou o processo de criação da ferramenta on-line.

A apresentação foi dividida em quatro momentos. A cada parada ocorreu interação com a plateia, que fez algumas perguntas, críticas e sugestões para o palestrante. “A formação de orçamentos não é uma tarefa simples. Procurei não deixar lacunas nesse trabalho: todas as atividades dos arquitetos e urbanistas estão contempladas na Tabela de Honorários”, afirmou o presidente do CAU/CE que já proferiu 32 seminários em todo o Brasil.

O Seminário na capital paranaense fez parte da 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Para Ana Carolina Nyznyk o curso foi esclarecedor. “É bastante satisfatório saber que existe uma ferramenta que baliza as justas condições de contratação de serviços de arquitetura e urbanismo. A longo prazo, essa prática irá se transformar em valorização profissional”, acredita a arquiteta e urbanista da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Disponível para todos
A Tabela de Honorários tem como referência as leis, normas e outras diversas ferramentas, tendo como ponto de partida a experiência histórica do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Durante os anos de 2012 a 2014, a Tabela de Honorários foi discutida, complementada e aprovada pelo Colegiado Permanente de Entidades Nacionais de Arquitetura. Em abril do ano passado foi lançada oficialmente no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza. O software e o download com teor completo da Tabela (Módulo I, II e III) estão disponíveis no endereço http://honorario.caubr.gov.br .
Com informações do CAU/PR.

http://novo.cauce.org.br/?p=4
630